LDI
Laboratório de Design de Interação - Univali

Um garoto está testando o jogo desenvolvido pela turma do CAU

Menina testa o jogo desenvolvido pela turma no Grupo Escolar Carlos de Paula Seara

Crianças em atividade de jogo com o Base 3

Um garoto está testando o jogo desenvolvido pela turma do CAU

Menino testa o jogo Dinobase, instalado no totem desenvolvido pelo LAMMO

Oficina de criação de jogos com Scratch

Criança avalia o jogo Dr. Baguncinha

Menino testa o jogo Dinobase, instalado no totem desenvolvido pelo LAMMO

Design experimental do jogo Desafio do Carteiro

Meninas do GE Carlos de Paula Seara testam o jogo desenvolvido pela turma

Formação de professoras durante evento em Florianópolis, SC

Design experimental do jogo Desafio do Carteiro
Jogo Dinobase
O jogo Dinobase foi concebido no âmbito do projeto "Tecnologias Assistivas Digitais: inovação e acessibilidade em jogos digitais para pessoas com necessidades especiais", coordenado pela profa. Dra. Regina C. L. Hostins e recebeu apoio da FAPESC - Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação no Estado de Santa Catarina.
O Dinobase é um jogo digital educativo desenvolvido sob o paradigma de design universal, alinhado ao conceito de tecnologia assistiva. Aborda a área de matemática, mais especificamente o conteúdo de potenciação. Projetado para ser uma ferramenta de apoio ao ensino de forma lúdica, o jogo permite a participação de um a quatro jogadores alternando-se em turnos.
Seu nome DinoBase procura aliar personagens vinculados ao universo lúdico dos filmes e desenhos infantis, como a Era dos Dinossauros, à ideia de apropriação de conceitos de “base” numérica para resolução do jogo. A concepção de movimento e transformação do conceito de potenciação no processo do jogo se evidencia nas figuras que mudam de forma, cor, tamanho e se modificam do ovo para o dinossauro criança, deste para o jovem e depois para o adulto.
O jogo permite a participação de 1 a 4 jogadores cuja faixa etária não se restringe. Todavia, é mais adequado para crianças entre 6 e 10 anos, em processo de alfabetização matemática. Na versão para 1 jogador, a criança irá jogar contra um oponente virtual que se adequa às habilidades cognitivas do jogador, promovendo maior engajamento.

Como jogar
No jogo digital Dinobase o objetivo é conquistar o Dinossauro Adulto por meio de aquisições de itens e trocas utilizando operações de potenciação, especificamente da base 3.
O jogo depende do raciocínio e um pouco de sorte, já que o número de itens que se pode obter em cada turno depende de sorteio. Os itens que compõe o jogo são: ovo (30), dinossauro bebê (31), dinossauro jovem (32) e o dinossauro adulto (33).
O jogo inicia selecionando-se o número de jogadores: 1, 2, 3 ou 4. Cada jogador informa seu nome e seleciona um avatar. Se o jogo for contra o oponente virtual, será feito um sorteio para definir quem começa.
Cada jogador em seu turno clica num botão em formato de ovo que sorteia um número aleatório entre 1 e 6. Com o valor obtido, o jogador faz a compra dos itens. Os itens com valores superiores a 6 apenas podem ser obtidos por meio de trocas, realizadas selecionando-se os itens do inventário de forma que a soma do custo destes elementos selecionados (em unidades) alcance o custo do elemento desejado. Desta forma o jogador vai acumulando elementos a cada turno até poder trocá-los pelo dinossauro adulto.
Vence a partida quem primeiro conquistar o dinossauro adulto.
Diga-nos o que você achou do Dinobase

